A cultura do povo gaúcho se constitui a partir de elementos
marcantes e determinantes na sua produção simbólica, seja na manifestação
através da arte, seja no cotidiano dessas pessoas, que se distinguem pelo modo
de falar, vestir, comer e na singularidade subjetiva da sua representação
enquanto sujeito, agentes da construção de uma história cheia de dualidades que
marcam as identidades características de um povo que se consolidou como
derivado de uma miscigenação singular. Um dos elementos mais marcantes desse
processo de identificação se materializa na música e na poesia produzidas pelos
habitantes do sul do Brasil. Analisar com profundidade e atenção especial essa
produção cultural como fenômeno social de relevada abrangência é o objeto desse
estudo. Sobretudo a música e a poesia construída ao longo de mais de quatro
décadas nos festivais de música nativista que preenchem os palcos do Rio Grande
do Sul quase todos os finais de semana nos mais diversos rincões desse estado
brasileiro. Estabelecer uma análise a partir da observação pela participação
direta em alguns desses eventos, além de traçar um plano de trabalho para uma
pesquisa social acerca da relação dessa produção cultural e artística com a
afirmação cotidiana da(s) identidade(s) do gaúcho contemporâneo é o objetivo
central desse trabalho. A pretensão aqui é demonstrar que a música nativista
dos festivais do Rio Grande do Sul pode ser considerada como um elemento
fomentador à afirmação da(s) identidade(s) do povo gaúcho e também se constitui
como uma prática sociocultural relevante no contexto da cultura regional
brasileira e latino-americana. Esse estudo também propõe pensar a música nativista
dos festivais do Rio Grande do Sul como um importante instrumento para a
construção de uma Epistemologia do pensamento produzido por um povo do sul e, a
luz da interpretação psicanalítica, dialogando com outros campos do saber para
estabelecer uma analogia entre o processo dessa construção artística e cultural
com a afirmação do processo de identificação social e individual desse povo.
Uma pesquisa social interdisciplinar que visa estabelecer um elo entre o saber
da academia com a produção cultural dos palcos da música regional do sul do
Brasil.
https://home.unicruz.edu.br/wp-content/uploads/2017/03/Alex-Della-Mea-A-MUSICA-DOS-FESTIVAIS-NATIVISTAS-DO-RIO-GRANDE-DO-SUL-COMO-ELEMENTO-FOMENTADOR-A-AFIRMACAO-DAS-IDENTIDADES-DO-POVO-GAUCHO.pdf
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