quarta-feira, 6 de julho de 2022

Reza cantada e tambores consagrados: Aspectos epistemológicos sobre o Congado de Lavras (MG), Brasil – Música, emoção e religião


 O Congado é um tipo de manifestação festivo religiosa onde bens simbólicos culturais africanos são rearticulados, recodificados e reinterpretados a partir da cosmologia católica e representados através de música, dança, texto e instrumentos musicais. É difundido pelo Brasil através de uma rede de contatos que compartilham a mesma estrutura ritual, sendo o fazer musical associado à mística e ao respectivo mito fundador, sobretudo pela “entronação” de Nossa Senhora do Rosário sobre um Tambor, e que permite a manutenção e a continuidade, no plano católico, do caráter sagrado dos tambores verificado em rituais religiosos africanos – comum entre os congadeiros de cada localidade que os interpreta à sua forma, gerando variedades peculiares de manifestação através de sincretismos e apropriações. Nesse contexto, a performance do evento resulta em um paralelismo temporal e  espacial, experiência mística onde humildes trabalhadores se transformam em reis, espíritos invocados se consubstanciam e, por fim, vivencia-se um momento de matizes culturais africanas. A pesquisa parte de um trabalho etnográfico multissituado na região das Vertentes (Minas Gerais/Brasil) realizado entre os anos de 2013 e 2016 e busca analisar a relação do fazer musical com o mito fundador e a dinâmica dos processos de negociação no âmbito da resistência das práticas culturais africanas, resultando em uma experiência religiosa.

Para acessar o artigo na íntegra: 


Fonte Imagem: https://www.geledes.org.br/congado/


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