quinta-feira, 7 de julho de 2022

Monteiro Lobato, Tia Nastácia e Emília: perspectivas discursivas da função autor



Francesa (AD), um olhar interpretativo sobre a autoria nas obras do Sítio do Picapau Amarelo de Monteiro Lobato. Partimos das concepções de autoria discutidas por Bakhtin (1997), por Foucault (2001), Chartier (2012) e Eco (1986), a fim de compreendermos como se dá a função autor na figura de Monteiro Lobato, como autor de sua obra infantil, fazendo dessa uma revolução na literatura infanto-juvenil no Brasil. Também buscamos compreender como, no contexto de suas narrativas, a personagem Tia Nastácia assume a função-autor e cria seus dois textos, os quais também revolucionam os rumos das histórias: Emília e Visconde de Sabugosa. Nessa perspectiva, consideramos tanto a relação do autor, como aquele que constrói, controla, inaugura e se torna responsável pelo discurso (FOUCAULT), como consideramos a relação autor enquanto princípio criador e produtivo do herói (BAKHTIN). Apoiados nas considerações sobre os conceitos de texto, enunciado, discurso e sentido, discutidos por Bakhtin, Foucault, Gregolin e Orlandi, pretendemos mostrar, a partir de enunciados da obra infantil de Lobato e de seus personagens, como a função-autor pode ser vista na relação entre Tia Nastácia, Emília e Visconde de Sabugosa e como essa relação reconfigura a imagem da personagem Tia Nastácia na obra de Lobato. Ao final, também apresentamos uma proposta de produção textual com marcas de autoria para os primeiros anos do Ensino Fundamental II, a partir do livro Memórias da Emília (1936).

Para acessar a dissertação completa: 

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