
A presente pesquisa tem como
objetivo perceber qual seria o “projeto” de nação – compreende-se nação como um
projeto político social – na obra destinada ao público infantil de Monteiro
Lobato (1882-1948), conhecida também como uma literatura pedagógica. Neste
sentido, acreditamos na possibilidade de o autor ser visto como integrante da
galeria dos nossos pensadores sociais, pois nossa hipótese é que em seu gênero
literário infantil ressoa uma visão de país, um diagnóstico e um projeto de
futuro para o Brasil. Desta forma, colocamos em discussão a possibilidade de
tomar esta literatura como um elemento de compreensão da realidade social
brasileira a partir da qual foi composta (nos anos 20 e 30 do século passado).
Assim, pretendemos ver na obra de Lobato uma crítica à sociedade em que vivia,
enquanto escritor que além de estar preocupado com as questões estéticas e
lingüísticas do seu tempo, sempre esteve atento também em formular críticas à
nossa “parasitia intelectual”, aos intelectuais e a elite que, segundo ele,
assistia de braços cruzados aos diversos problemas de ordem social política e
econômica, sem propor alternativas de mudanças.
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