sábado, 10 de julho de 2021

Quatro décadas de “Minas” e “Geraes”. A dimensão política da obra de Milton Nascimento

 

O  objeto  deste  trabalho  é  a  produção  cultural  de  Milton  Nascimento  e  sua  dimensão  política nos álbuns “Minas” (1975) e “Geraes” (1976). O método utilizado é o da teoria crítica,  pelo  qual  essas  obras  serão  compreendidas  na  dinâmica  histórica  da  sociedade  capitalista brasileira na ditadura militar. As músicas serão analisadas, não só em suas características sonoras, mas também temáticas, com o objetivo de constatar uma complementaridade entre os discos. Pretende-se examinar se os sentimentos dos artistas, em canções como  “Fé  cega,  faca  amolada”,  “Saudades  dos  aviões  da  Panair  (conversando  no  bar)”,  “Menino” e “O que será (à flor da pele)”, estavam em sintonia com os dissabores e as esperanças do povo brasileiro de então.

Para acessar o artigo na íntegra: 
https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/42382/21341


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