Neste trabalho,
buscamos compreender os sentidos construídos na canção Trem das
cores que integra o álbum de Caetano Veloso lançado em 1982. Para
tanto, realizamos a leitura a partir do cotejamento entre textos desenvolvido a
partir do paradigma indiciário de leitura. Tomamos o conceito de cronotopo
formulado pelo Círculo de Bakhtin como uma valiosa categoria de estudo para
conhecer como os acontecimentos são experimentados, como as relações sociais
são vividas e como a relação com o mundo é estabelecida. A partir disso,
observamos que o texto analisado mostra-se como um discurso contra-hegemônico
que, produzido na esfera artística, contesta o poder oficial com suas formas
repressivas de governar o Brasil durante a ditadura militar. Os principais
recursos expressivos presentes na canção para realizar esse embate ideológico
foram a dualidade e a sinestesia, os quais estão entrelaçados na estruturação
de cronotopos referentes à constituição da trajetória de um sujeito consciente
das lutas políticas de seu país, de sua posição social que nutre uma esperança
na democracia como um novo modo de relações sociais e na sua capacidade de
desfrutar de vivências cotidianas enquanto a vida vai transcorrendo.
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