O objetivo
desta pesquisa é desvelar os sentidos e o imaginário poético representado nas
letras selecionadas do multiartista Caetano Veloso. Pretende-se analisar
criticamente a canção com o intuito de aprofundar o olhar sobre a re-construção
identitária do país na história e tradição sociocultural em contextos
latino-americanos. Dessa forma, estudar a poesia que emerge das letras da
Música Popular Brasileira é também compreender o “ser” em sua essência no
diálogo com o processo de formação multicultural. Nessa perspectiva, definimos
como corpus desta pesquisa as letras das canções “Alegria, alegria”, “Enquanto
Seu Lobo Não Vem”, “Um Índio”, “Beleza Pura”, “Haiti”, “O Estrangeiro”,
“Sampa”, “Onde o Rio é Mais Baiano”, “Desde Que o Samba é Samba”, “Chuva, Suor
e Cerveja” e “Atrás do Trio Elétrico”. Com enfoque na estética caetaneana,
destacamos também o contexto do movimento tropicalista e suas implicações no
cenário artístico brasileiro, a repressão militar e a censura, a diáspora
negra, a carnavalização e a importância do Samba como símbolo e representante
da nossa identidade cultural. Para tanto, definimos como teorias norteadoras da
pesquisa os três vetores da interpretação do texto poético desenvolvidos por
Umberto Eco: Intenção do autor (Intentio Auctoris), Intenção da obra (Intentio
Operis) e Intenção do Leitor (Intentio Lectoris), visto que trabalharemos com
os três sistemas semióticos que se superpõem e se complementam para fins de
análise. Além disso, trabalhamos também com a teoria da Carnavalização proposta
por Mikhail Bakhtin, entre outras.
Para acessar a dissertação na íntegra:
https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/25295/1/2017_MarceloAbreudaSilva.pdf
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