A III MIVAB tem uma grande importância histórica, cultural e social, que demonstra e discute as raízes tradicionais e a contemporaneidade da viola, com conferência, concerto e oficina. Uma partilha de culturas pelas cordas das violas de arame, já com duas edições realizadas no Brasil uma em 2015 e a outra em 2016 — nos moldes do que já acontece desde 2009 em Portugal. E, justamente, neste ano peculiar onde a pandemia da Covid-19 atingiu todo mundo, realizar o III Encontro de Violas de Arame do Brasil - em ambiente digital já é em si uma novidade, tanto quanto, a proposta de realizar uma edição especial que promoverá um encontro das violas portuguesas, especificamente, com as violas de Minas Gerais — visto que Minas, além de ser considerado “celeiro” de grandes violeiros, foi o primeiro a reconhecer os Saberes, Linguagens e Expressões Musicais da viola como seu Patrimônio Cultural Imaterial em 14 de junho de 2018.
Nessa III Edição, Chico Lobo, proponente das duas primeiras mostras no Brasil, como anfitrião receberá os artistas portugueses e mineiros que se apresentarão na seguinte ordem hoje.
A conhecer:
— Chico Lobo (anfitrião da mostra, com sua Viola Caipira do Vale das Vertentes que dialoga com o mundo);
— Roberto Moniz (Viola de Arame – Ilha da Madeira); com participação de Lara Nunes ;
— Rodrigo Delage (nascido em BH/MG, mas com grande influência da Viola de Beira do Rio São Francisco);
— Rafael Carvalho (Viola da Terra - Açores);
— Wilson Dias (Olhos D´Água, Jequitinhonha);
— Pedro Mestre (Viola Campaniça - Alentejo);
— Fernando Sodré (nascido em BH com sua viola cheia de swing - bem jazz).
Uma unidade para reforçar a preservação cultural, como referência de pesquisa e memória às futuras gerações. No evento, são demonstradas as diferenças estruturais, sonoras e culturais de cada instrumento, uma promoção ao intercâmbio musical e educativo através dos momentos oferecidos pela mostra, como esta live dedicada aos workshops, dos artistas e seus respectivos instrumentos.
A III MIVAB acontece com os recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, em edital aprovado pela SECULT MG e com a realização da Viola Brasil Produções, de acordo com a seguinte programação:
- 25Março2021, 5ªFeira: Live de Abertura, às 19h30;
- 26Março2021, 6ª Feira: Shows dos Violeiros convidados, às 18h;
- 27Março2021,
Sábado: Palestras/Oficinas dos violeiros convidados, às 17h
Nenhum comentário:
Postar um comentário